Jaguar Land Rover passou do meio milhão de vendas num ano de recordes!

Não há volta a dar, a recuperação do grupo Jaguar Land Rover, desde que a indiana Tata se tornou sua proprietária (em 2008), tem sido verdadeiramente notável, tendo em 2016 conseguido o sétimo ano consecutivo de crescimento de vendas, ultrapassando o meio milhão de unidades e com a Jaguar a estabelecer um novo máximo absoluto de automóveis comercializados!

A profunda renovação dos produtos das três marcas – Jaguar, Land Rover e Range Rover – e uma forte aposta na inovação tecnológica têm sido os pilares responsáveis por um crescimento sustentado que atingiu, no ano passado, números nunca antes alcançados: no total, 583.313 veículos comercializados, um aumento de 20% face ao ano anterior!

Prova de que, mais que factores conjunturais, o crescimento das vendas esteve directamente relacionado com a evolução dos produtos é o facto desse aumento se ter verificado quase por igual nos três maiores mercados: mais 26% na Europa, 31% na China e 25% na América do Norte. Se compararmos com 2009, as vendas do grupo triplicaram!

Dentro das três marcas do grupo, a Jaguar merece particular destaque, em especial atendendo ao facto de, há não muitos anos, ter chegado a ser prognosticado o seu desaparecimento… Agora, com o SUV F-Pace a ajudar, já no final do ano, os bons desempenhos de modelos como o XE e o XF, as vendas da marca do felino atingiram as 148.730 unidades, o que constitui o número mais alto alguma vez atingido pela Jaguar desde 1945, quando a Swallow Sidecar Company mudou o seu nome para Jaguar Cars!

Mesmo tendo sido lançado apenas na segunda metade do ano, o F-Pace (imagem ao lado) ainda contribuiu com 45.973 unidades para o total de vendas da Jaguar, demonstrando a sua enorme importância e deixando antever, para este ano (primeiro completo da sua comercialização), novo recorde para a Jaguar!

Num ano em que a Jaguar Land Rover conquistou mais de 200 prémios internacionais, também em Portugal teve um desempenho notável, com 1576 unidades vendidas, o que representa crescimento de 48,4%: a Land Rover cresceu 25,5%, enquanto a Jaguar, com 632 unidades, mais que duplicou as suas vendas face a 2015!

Em destaque